quarta-feira, 28 de abril de 2010

MORRO DO GRITADOR - EXIBIDO EM 01.05.2010





O MORRO DO GRITADOR


O Morro do Gritador, a 14 quilômetros do centro de Pedro II, é um belo monumento da natureza. É um paredão de pedras de 280 metros e está a 273 metros do nível do mar.

O lugar tem fortes ventos, quase sempre frios. O Morro do Gritador se estende por toda uma área verde. Seu nome, segundo Cleandro Oliveira, vem de duas histórias diferentes. A lendária conta que vaqueiros estavam campeando e levando o gado para outro campo quando um boi caiu, o vaqueiro foi atrás montado em um cavalo e também caiu com o animal.

Na hora de cair no precipício, o vaqueiro soltou um grito e seus companheiros nunca acharam seu corpo.

A outra versão, que pode ser comprovada na prática, é que a pessoa pode gritar do alto do Mirante do Morro do Gritador que as 20 famílias que moram 280 metros abaixo na localidade Caranguejo, de Pedro II, podem escutar.

“Quando morria uma pessoa em Pedro II, as pessoas gritavam e os moradores da localidade caranguejo escutavam e estava estabelecida a comunicação”, diz Cleandro de Oliveira.

Do Mirante do Morro do Gritador é possível ver as casas no pé, estradas e campos do município de Domingos Mourão, uma cidade vizinha.
Também é possível jogar galhos leves, bonés e chapéus de palha no desfiladeiro que ele volta para o mirante.

Cleandro de Oliveira explica que isso ocorre porque a força centrípeta (que vem de baixo) bate no paredão e com que o vento suba devolvendo o pequeno galho ou o leve objeto de volta para as mãos de quem jogou.

Fonte: Efrém Ribeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário